Como é habitual, o horário de funcionamento do gabinete será de 2ª a 6ª feira, das 10h às 20h e aos sábados, das 10h às 13h (conforme marcações realizadas por telefone ou presencialmente).
A nossa equipa estará composta por Cirila Braga Cardoso (Docente da Educação Especial-especialista em Dislexia), Dra. Cecília Almeida (Psicóloga Educacional/Clínica), Marta Pereira (Professora Licenciada do 1º e 2º ciclos-variante Português/Francês), Irina Domina (Professora Licenciada do 2º/3º ciclos e Secundário- Matemática e Físico-Química), Conceição Valido (Professora Licenciada do 2º, 3º ciclos e Secundário- Português-Línguas Estrangeiras), entre outras profissionais da área da intervenção na Dislexia.
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Reeducação do aluno disléxico
A reeducação da criança disléxica é uma tarefa multidisciplinar da qual fazem parte as pessoas do ambiente familiar, escolar e do meio envolvente da criança, constituindo-se como elementos importantes do processo. Cabe aos técnicos e aos pais assegurarem um ambiente calmo, compreensivo e colaborante, que permita exercitar e solidificar os conhecimentos adquiridos. É também na Escola, que através das atitudes de professores e alunos, será ou não possível o sucesso de qualquer intervenção.
A desmotivação por insucessos repetidos, sentimentos de inferioridade, timidez, baixa auto-estima, pouca capacidade de atenção e concentração dos disléxicos, tornam a intervenção uma tarefa difícil. A família, a escola e a sociedade em geral têm aqui um papel decisivo: não deverão exigir nem impor metas complicadas, adoptando sempre uma postura de compreensão para com a criança.
Relativamente ao prognóstico, a reeducação de um aluno disléxico é possível e passada a primeira etapa do processo, deve-se colocar a ênfase nos pontos fortes, isto é, nas fortes capacidades da criança (potencial). O disléxico possui aptidões cognitivas de nível superior, nomeadamente no campo do pensamento, do raciocínio, da análise, da conceptualização, da criação, da empatia e da imaginação.
Estratégias para o acompanhamento do Disléxico
1. O professor deverá conhecer bem o aluno: as suas características pessoais, capacidades, autonomia, de modo a que haja um ponto de partida para a reestruturação dos objectivos, métodos e estratégias de ensino;
2. O professor deverá indicar ao aluno os objectivos a atingir para que os seus esforços sejam orientados numa determinada direcção;
3. Manter o ensino regular, pois o Currículo Escolar Próprio só deve ser adoptado se o(a) aluno(a) não atingir os objectivos do ensino regular;
4. Na aula de apoio individual deverá ler muito em voz alta para tentar superar as dificuldades;
5. Incidir sobre a audição (recorrendo-se ao método fonético para ensinar);
6. Recorrer a descrições relacionadas com a experiência e conhecimentos da criança;
7. Promover a expressão de opiniões pessoais sobre determinados temas;
8. Utilizar frases curtas e, sempre que possível, fornecer pistas visuais (gestos, material escrito, leitura em voz alta, instruções verbais, descrições verbais, vocabulário familiar) - para não sobrecarregar a memória;
9. Conversar sobre imagens e desenhos antes de se passar aos textos;
10. Trabalhar, sempre que possível, as noções temporais (passado, presente e futuro) com recurso a experiências pessoais da criança;
11. Evitar situações em que a criança tenha de ler em voz alta diante dos demais companheiros;
12. Sentar o aluno nas cadeiras da frente, longe da janela e ao lado de um colega com boa capacidade de concentração;
13. Procurar estar mais próximo da criança e perceber se existem dúvidas; prestar uma atenção bastante individualizada sugerindo que pergunte sempre que não perceba;
14. Dividir as tarefas em partes e verificar, passo a passo, se as etapas estão compreendidas;
15. Toda a informação nova deverá ser repetida mais do que uma vez;
16. Acompanhar a criança na leitura, no sentido de controlar a velocidade de leitura (deverá ser mais lento);
17. Disponibilizar tempo suficiente para organizar os pensamentos, passar coisas do quadro e terminar os trabalhos;
18. Recorrer às fichas de trabalho para consolidação de conhecimentos;
19. Utilizar acetatos e/ou escrever no quadro;
20. Fomentar a apresentação de trabalhos pessoais e imaginativos;
21. Usar o computador, se possível, no sentido de possibilitar o tratamento de textos com corrector ortográfico;
22. Utilizar a calculadora;
23. Usar o gravador, para permitir e facilitar o estudo pós aula;
24. Facilitar textos com janelas (reduz o campo de interferência visual).
O aluno disléxico tem direito a:
- Aulas de Apoio Individual;
- Condições Especiais de Avaliação:
* Dispor de mais tempo para a realização de testes escritos;
* Realizar testes adaptados (mais curtos, de resposta múltipla, linguagem simples, perguntas directas);
* Sempre que possível substituir o teste escrito pelo oral;
- Condições Especiais de Exame:
Podem usufruir de tolerância de tempo suplementar relativamente ao tempo regulamentar da prova, podem ainda beneficiar de condições especiais de correcção das provas.
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