quinta-feira, 8 de julho de 2010

ACÇÃO DE FORMAÇÃO
PROBLEMAS DE COGNIÇÃO:
- AVALIAÇÃO
- PROGRAMAÇÃO
- METODOLOGIAS DE INTERVENÇÃO

2, 3, 4 de Setembro de 2010

AGRUP. ESC. STº ANT. DOS CAVALEIROS
EB 2,3 MARIA VELEDA

OBJECTIVOS:
1. Avaliação inicial rigorosa e pormenorizada das competências dos alunos;
2. Elaboração de programas educativos que respondam às necessidades detectadas na avaliação;
3. Elaboração e implementação de metodologias específicas que garantam aos educadores “ensinagens” e aos alunos aprendizagens com sucesso;
4. Avaliação final de todo o processo: do aluno, do educador, dos pais e do programa.
ORGANIZAÇÃO A CARGO DE:
Isabel Maria Alves Ferreira
Docente de E. Especial do Q.E do A. Escolas de Santo António dos Cavaleiros


FORMADOR: Dr. Fernando Vieira
Currículo:
- Psicólogo na Cerciav desde 04 de Janeiro de 1978
- Psicólogo, voluntário, no Serviço de Pediatria do Hospital de Aveiro, onde concebeu, implementou e coordenou a Consulta de Desenvolvimento em Maio de 1987
- Presidente da Direcção da CERCIAV desde Abril de 1997
- Director Técnico da CERCIAV desde 2007
- Co-autor das seguintes publicações:
. “Uma Perspectiva de Organização Curricular para a Deficiência Mental” – Ed. Fundação Calouste Gulbenkian, (1ª ed. 1992; 2ª ed. 1996)
. “E nós... somos diferentes? – Sexualidade e Educação Sexual na Deficiência Mental” – Ed. APF, 1995
. “Se Houvera Quem Me Ensinara... – A Educação de Pessoas com Deficiência Mental” – Ed. Fundação Calouste Gulbenkian, (1ª ed. 1996; 2ª ed. 2003; 3ª ed. 2007)
. “Transição para a Vida adulta – Jovens com Necessidades Educativas Especiais” – DEB/Ministério da Educação, 1998
. “O Sonho comanda a vida... – manual para trabalho com pessoas adultas com deficiência” e “Experiências em Ambientes Comunitários” – Ed. ASSOL – CERCIAG – CERCIAV – VARIOS, 2003
- Professor convidado para módulo curricular da disciplina “Adaptações Curriculares” de complemento de formação (c/ ou s/ especialização) na E.S.E. de Portalegre: “Metodologias de intervenção na deficiência mental” – desde 2001 até 2007
- Professor convidado para a disciplina “Problemas de Cognição: avaliação, programação e metodologias de intervenção”, em Mestrado em Domínio Cognitivo e Motor com especialização em Educação Especial, na Universidade Lusófona de Lisboa desde 2007.

PROGRAMA
1. Conceito de Deficiência Mental
2. O Currículo Funcional (a base)
2.1. Conceito de currículo e de ensino funcional
2.2. A organização do currículo funcional
3. O Programa Educativo (o quê)
3.1. Conceito de PE
3.2. Fases da elaboração do PE
3.3. Avaliação das necessidades educativas numa perspectiva ecológica
3.3.1. conceito de avaliação
3.3.2. conceito de necessidades educativas (NEs)
3.3.3. factores a ter em conta na avaliação das NEs
3.3.4. a observação naturalista como forma de avaliação
3.3.5. como recolher e organizar os dados
3.3.6. intervenientes na recolha de dados
3.3.7. exemplos de avaliação das NEs
3.3.8. importância desta avaliação
3.4. Elaboração do PE
3.4.1. organização dos conteúdos
3.4.2. selecção dos conteúdos
3.4.3. mapa do PE
3.4.4. exemplos de PE
3.5. Avaliação do PE
3.5.1. avaliação do aluno
3.5.2. avaliação dos educadores e dos pais
3.5.3. avaliação do próprio PE
4. Metodologias de Intervenção (o como)
4.1. Horário semanal
4.2. Ensino nos contextos e rotinas de ensino
4.3. Ensino de tarefas
4.3.1. Procedimentos
4.3.2. métodos e programas de ensino
4.3.3 aplicações práticas

CALENDARIZAÇÃO
A formação realizar-se-á nos dias 2,3 e 4 de Setembro, com o seguinte horário:
9.00 - 13.00 e das 14.00 - 18.00 h
Destinatários: Docentes de Educação Especial
Local: E.B 2,3 Maria Veleda
PREÇO: 75 euros
Nota importante: A formação poderá ou não vir a realizar-se, conforme o nº de inscrições.
Caso não se realize, será devolvido o cheque enviado no acto da inscrição.
Para mais informações, contactar:
isasanto@sapo.pt

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