domingo, 10 de janeiro de 2010

SINAIS DE ALERTA


A percepção, a consciência fonológica e a relação que estas têm com os métodos de alfabetização estão agora a ter uma maior ênfase por parte dos investigadores que trabalham nesta área.
As crianças disléxicas apresentam algumas características iguais a outras crianças que não revelam esta perturbação, no entanto nas primeiras as manifestações de duração e frequência são mais intensas.
É importante ter atenção aos “sinais” que vão surgindo durante a vida de um disléxico.

Primeira Etapa do Desenvolvimento:
Desenvolvimento normal ou pequenos desvios;
Hiperactividade / Dificuldades de Atenção;
Linguagem pouco inteligível;
Problemas subtis na linguagem (articulação, pronúncia).

Pré-Escola:
Dificuldades na linguagem receptiva / expressiva;
Dificuldades ao nível da motricidade e da organização;
Dificuldades na direccionalidade e sequenciação (tempo / espaço);
Dificuldades nas actividades pré-gráficas (omissão de sons e deformação das palavras);
Problemas comportamentais.

Entrada na Escola:
Omissões, substituições, distorções, adições de palavras ou partes de palavras;
Lentidão na leitura, falsos inícios, vacilação, perda de linha;
Inversões de palavras, frases e/ou de letras;
Dificuldade em recordar o que lê;
Recurso ao conhecimento geral para responder a questões.



2º / 3º Ciclos e Secundária:
Melhora ligeiramente a capacidade de leitura;
Dificuldade em compreender o que lê;
Não gosta de ler;
Não se recorda dos conhecimentos transmitidos nas várias disciplinas;
Pouco interesse pelo estudo;
Discriminado pelos outros;




Na dislexia, a leitura, escrita e ortografia estão associadas às dificuldades fonológicas, de percepção auditiva e de processamento auditivo, visuais e de processamento visual, de coordenação motora, memória verbal de curto prazo e problemas de sequencialização. Esta perturbação tem sido associada ao termo disortografia que significa dificuldade na escrita e que por sua vez está relacionado com os erros ortográficos (inversões de palavras, adição ou omissão de sílabas ou letras) confusão entre letras com grafias semelhantes, união de palavras, erros relacionados com regras de ortografia e caligrafia imperceptível.


Esteja atento!

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