A dislexia é uma perturbação no processo da aprendizagem da leitura e escrita. É pertinente termos conhecimento de como se processa o desenvolvimento da linguagem oral e escrita para compreendermos esta perturbação.
Durante o seu desenvolvimento, a criança sofre uma série de mudanças aos vários níveis que lhe permitem evoluir na relação consigo e com os outros. Assim, liberta-se do seu egocentrismo e dualismo inicial, promovendo progressivamente relações recíprocas através de um código, nomeadamente a linguagem. Esta permite que a criança entre em interacção com o meio envolvente recebendo e exercendo influências nos vários contextos que vivencia. O desenvolvimento da linguagem processa-se de modo interno e externo: na linguagem interna o pensamento se converte em linguagem e externamente a linguagem se converte em pensamento.
Durante o seu desenvolvimento, a criança sofre uma série de mudanças aos vários níveis que lhe permitem evoluir na relação consigo e com os outros. Assim, liberta-se do seu egocentrismo e dualismo inicial, promovendo progressivamente relações recíprocas através de um código, nomeadamente a linguagem. Esta permite que a criança entre em interacção com o meio envolvente recebendo e exercendo influências nos vários contextos que vivencia. O desenvolvimento da linguagem processa-se de modo interno e externo: na linguagem interna o pensamento se converte em linguagem e externamente a linguagem se converte em pensamento.
Para compreender a problemática da dislexia é fulcral saber como se processa a aquisição da linguagem oral e escrita nas diversas etapas do desenvolvimento infantil e que obedece às seguintes etapas:
2/3 Meses: Surge o palrar e a imitação de sons;
8/15 Meses: Aparecem os primeiros significantes;
18/20 Meses: Criança utiliza a palavra-frase, onde objecto e acção se
confundem;
2º Ano: Aparecem as primeiras frases que aumentam bruscamente
em quantidade e qualidade;
3/4 Anos: Analisa a linguagem falada;
4/5 Anos: Descobre as sílabas na linguagem falada;
5/6 Anos: Descobre os sons nas palavras (desenvolve a consciência
fonológica);
6/7 Anos: Aprende o alfabeto;
7/8 Anos: Desenvolve a precisão e a fluidez na leitura
(automatização, não adquirida pela criança disléxica);
8/9 Anos: Desenvolve-se a motivação para a leitura.
2/3 Meses: Surge o palrar e a imitação de sons;
8/15 Meses: Aparecem os primeiros significantes;
18/20 Meses: Criança utiliza a palavra-frase, onde objecto e acção se
confundem;
2º Ano: Aparecem as primeiras frases que aumentam bruscamente
em quantidade e qualidade;
3/4 Anos: Analisa a linguagem falada;
4/5 Anos: Descobre as sílabas na linguagem falada;
5/6 Anos: Descobre os sons nas palavras (desenvolve a consciência
fonológica);
6/7 Anos: Aprende o alfabeto;
7/8 Anos: Desenvolve a precisão e a fluidez na leitura
(automatização, não adquirida pela criança disléxica);
8/9 Anos: Desenvolve-se a motivação para a leitura.
Durante o processo da aquisição da leitura a criança associa o símbolo gráfico (grafema) a um símbolo auditivo (fonema), através da visão, dando-lhe um significado. Portanto, “Ler envolve mover-se por entre símbolos através de uma dupla tradução: correspondência entre código escrito e código oral, relacionando-os com as ideias que lhes correspondem, ou seja, ler é compreender as mensagens escritas nos sinais.”
Aprenda a identificar os sinais primeiros sinais da Dislexia!
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